UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Seca deixa barragens do Nordeste em níveis críticos

08/09/2015

O quarto ano seguido de seca levou ao colapso 40% dos reservatórios de água de quatro estados do Nordeste: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Dos 422 reservatórios públicos, 162 estão em nível crítico. Pelo menos 60 secaram completamente. Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), em 2012, primeiro ano da estiagem, as barragens do Nordeste estavam com 59% da capacidade de armazenamento. Agora, estão com 25%. A média de armazenamento de água só não é ainda mais alarmante porque inclui o litoral e a Bahia, que este ano receberam mais chuva.
Para piorar a situação, a previsão é que o fenômeno El Niño, que recrudesce a seca, ocorra também em 2016. Ou seja, a chuva capaz de encher reservatórios deve vir, no mínimo, em 2017.
— É essencial que a água do Rio São Francisco chegue. É a grande e única alternativa — afirma Rodrigo Flecha Ferreira Alves, superintendente de Regulação da ANA.
As águas do São Francisco devem ser liberadas para os quatro estados a partir de dezembro de 2016. Cerca de 78% das obras estão prontas.
— Se não tiver a transposição, não sei o que será da gente — lamenta João Fernandes, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba.
No Açude Castanhão, reservatório que abastece Fortaleza, a água é suficiente para apenas um ano de consumo. No município paraibano de Campina Grande, com mais de 400 mil habitantes, as torneiras já secam 60 horas por semana, entre as tardes de sábado e as manhãs de terça-feira. E o período sem água aumentará ainda mais este ano: serão 84 horas seguidas, três dias e meio por semana.
Já Pernambuco registra colapso em 32 de seus 75 reservatórios. A pior situação é a da Barragem de Jucazinho, terceira maior do estado e abastecedora de 15 municípios, incluindo Caruaru e Toritama. Este último tem registrado, em seu polo industrial de jeans, um aumento de 30% no custo de cada peça. É que, para confeccionar apenas uma roupa jeans, são usados 49 litros de água. A Barragem de Serro Azul, que ajudará a abastecer essa região, só ficará pronta em fins de 2016.

A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo

Novidades

90% dos rios localizados em áreas urbanas do RJ apresentam algum grau de poluição

18/08/2026

Há 3 décadas e meia, Roque Antônio trabalha como pescador. Todos os dias, pela manhã e à tarde, ele ...

Polícia Ambiental identifica corte irregular de mais de 50 árvores na Ilha Grande, em Angra dos Reis

18/08/2026

A Polícia Ambiental identificou, na sexta-feira (14), a supressão do solo de uma área de aproximadam...

Ex-vendedor de frutas cria tecnologia para coletar resíduos de rios e de areia das praias

18/08/2026

Centenas de capacetes, um sofá, uma porta de geladeira e dezenas de televisores de tubo. Esses são a...

Novo Repórter Eco traz voz indígena e mais tempo no ar

18/08/2026

O Repórter Eco nasceu na ECO 92, Conferência realizada no Rio de Janeiro que trouxe o debate ambient...

Petrobras diz que eventual vazamento de óleo passaria a 60 km da costa amazônica, mas vigiará parque

18/08/2026

A Petrobras decidiu monitorar a porção norte do Parque Nacional do Cabo Orange –uma unidade de conse...