UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Plano de reflorestar mananciais de SP cumpriu só 0,67% do previsto

15/09/2015

O programa para reflorestar o entorno dos mananciais de São Paulo, lançado há mais de seis meses, plantou até agora 30 dos 4.464 hectares previstos de vegetação nativa em até dois anos. Isso representa 0,67% da meta.
Outros 400 hectares estão programados para os próximos meses, segundo a Secretaria de Meio Ambiente da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Estudo da ONG TNC (The Nature Conservancy) divulgado no ano passado mostrou que reflorestar uma pequena parte em volta das represas da Grande São Paulo, em torno de 3%, pode aumentar em até 50% a capacidade delas para o armazenamento de água.
A estimativa da ONG é que essa iniciativa custe por volta de R$ 200 milhões. Esse valor poderia ser recuperado pela diminuição no custo do tratamento de água, que teria mais qualidade.
A ideia do programa é não usar recursos públicos no reflorestamento. O dinheiro será dado por empresas privadas que, segundo a lei, já são obrigadas a fazer a compensação ambiental de projetos com impactos negativos.
Um programa semelhante havia sido lançado com outro nome em 2014, mas acabou repaginado neste ano por causa da crise hídrica.
"Nesse período de seca, tecnicamente não vale a pena plantar, porque as mudas vão acabar morrendo" afirma Patrícia Iglecias, secretária estadual de Meio Ambiente.
A representante da gestão tucana é categórica em afirmar que a meta dos dois primeiros anos do programa "será atingida" pelo governo.

Saiba mais na Folha de S. Paulo

Novidades

90% dos rios localizados em áreas urbanas do RJ apresentam algum grau de poluição

18/08/2026

Há 3 décadas e meia, Roque Antônio trabalha como pescador. Todos os dias, pela manhã e à tarde, ele ...

Polícia Ambiental identifica corte irregular de mais de 50 árvores na Ilha Grande, em Angra dos Reis

18/08/2026

A Polícia Ambiental identificou, na sexta-feira (14), a supressão do solo de uma área de aproximadam...

Ex-vendedor de frutas cria tecnologia para coletar resíduos de rios e de areia das praias

18/08/2026

Centenas de capacetes, um sofá, uma porta de geladeira e dezenas de televisores de tubo. Esses são a...

Novo Repórter Eco traz voz indígena e mais tempo no ar

18/08/2026

O Repórter Eco nasceu na ECO 92, Conferência realizada no Rio de Janeiro que trouxe o debate ambient...

Petrobras diz que eventual vazamento de óleo passaria a 60 km da costa amazônica, mas vigiará parque

18/08/2026

A Petrobras decidiu monitorar a porção norte do Parque Nacional do Cabo Orange –uma unidade de conse...