
06/11/2018
O guia de turismo Nadir Ferreira de Carvalho fez imagens de uma onça-pintada que descansava às margens da rodovia de acesso às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Assista ao vídeo.
O registro foi feito na madrugada de sábado (3), quando ele transportava hóspedes do hotel que fica dentro da unidade, na área de visitação. Nas imagens, o animal aparece bem calmo, aparentemente descansando.
Segundo a bióloga e coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, a onça é conhecida e costuma circular bastante pela região, desde o portão do parque até as quedas.
“É a Atiaia. Ela foi vista novamente no domingo (4). Geralmente ela tem sido vista com os três filhotes que teve há cerca de seis meses”, comentou a especialista.
Outro registro, desta vez com dois filhotes, foi feito na madrugada desta segunda-feira (5), quando Matheus Henrique Almeida encerrava o expediente no hotel. Atiaia e dois filhotes cruzam a rodovia e desaparecem no meio das árvores.
Yara disse ainda que a onça costuma se afastar e se esconder na mata e que só ataca quando se vê ameaçada. Por isso, a recomendação é não se aproximar.
“Ela é vista na maioria das vezes à noite, quando já não há mais tantas pessoas no parque. Não temos registro de nenhum ataque. Mas, para evitar qualquer acidente, placas orientando os visitantes estão espalhadas por vários pontos”, comentou Yara.
Leia mais no G1
Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização
06/08/2026
Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO
06/08/2026
Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem
06/08/2026
Entenda como nasce um ciclone bomba e por que ele pode provocar estragos
06/08/2026
Planta carnívora confirma previsão feita por Darwin há 150 anos; entenda
06/08/2026
Sistema usa bolhas para conter plástico nos rios
06/08/2026
