
08/11/2018
A secretaria estadual de Saúde do Rio começou nesta semana uma nova campanha de vacinação contra a Febre Amarela. O objetivo é evitar um novo surto da doença no próximo verão. A meta é alcançar a cobertura vacinal de 95% no estado. Atualmente, esse índice está em 73%.
"Com a diminuição de casos após o cinturão de bloqueio realizado no ano passado, os moradores do estado deixaram de procurar os postos de saúde. Agora, o desafio é alertar a população para o perigo de um novo surto durante o verão. Para que isso não ocorra, é preciso que as pessoas se vacinem nos postos de saúde espalhados pelo estado ou compareçam durante essa nova etapa da campanha na Quinta da Boa Vista", explicou, em nota, Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Saúde.
O último balanço da secretaria, divulgado em agosto, afirma que foram registrado só neste ano foram registrados 262 casos de da doença em humanos, com 84 mortes. Também foram registrados casos da doença em macacos em 18 municípios do Rio: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Cachoeira de Macacu, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Miguel Pereira, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá, Valença, Vassouras, e Volta Redonda.
A vacina estará disponível em todos os postos de saúde e também durante três fins de semana de novembro nos jardins da Quinta da Boa Vista, sempre aos sábados e domingos. No local, a Secretaria de Saúde montará uma tenda com profissionais que atenderão das 8h às 17h.
Com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada na campanha será a dose padrão. Aqueles que já foram imunizados com a dose fracionada não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos. A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.
Fonte: O Globo
Planta carnívora confirma previsão feita por Darwin há 150 anos; entenda
06/08/2026
Sistema usa bolhas para conter plástico nos rios
06/08/2026
Calor extremo transforma o significado do verão na Europa
06/08/2026
El Niño forte pode levar mais 49 milhões de pessoas à fome aguda, diz agência da ONU
06/08/2026
Julho é o mês mais quente na França em série histórica iniciada em 1900
06/08/2026
Europa reduz poluição em até 59% e melhora qualidade do ar
06/08/2026
