
22/11/2018
As causas da cratera gigante que se abriu misteriosamente perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, ainda permanecem sendo um mistério. Os estudos já relizados até agora não conseguiram desvendar o que provocou o buraco, cujo comprimento aumentou de 69 metros para 86 metros em um período de quatro meses.
A cratera se formou numa área de propriedade da empresa multinacional americana Dow Química, que utiliza a região para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A empresa diz que está investigando se a cratera tem relação com o trabalho de perfuração que desenvolve no local e que está monitorando a área com microssensores, drones e software de alta precisão.
O buraco está no meio de uma mata nativa, a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores da vila, que se dizem preocupados com a situação. Um estudo geomecânico feito pela empresa e outro realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontam, no entanto, que os habitantes da região não correm riscos.
A Dow afirmou que a cratera é um fenômeno geológico conhecido como "vazio subterrâneo" (sinkhole, em inglês), cujas causas ainda não foram esclarecidas. Em setembro, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para apurar as causas da abertura da cratera. O MP informou que o objetivo da ação é preservar as vidas das pessoas e proteger o meio ambiente.
A erosão foi descoberta pela própria empresa americana, no dia 30 de maio, durante um trabalho de rotina.
Leia mais no G1
Planta carnívora confirma previsão feita por Darwin há 150 anos; entenda
06/08/2026
Sistema usa bolhas para conter plástico nos rios
06/08/2026
Calor extremo transforma o significado do verão na Europa
06/08/2026
El Niño forte pode levar mais 49 milhões de pessoas à fome aguda, diz agência da ONU
06/08/2026
Julho é o mês mais quente na França em série histórica iniciada em 1900
06/08/2026
Europa reduz poluição em até 59% e melhora qualidade do ar
06/08/2026
