UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Canudos plásticos estão proibidos em todo o Espírito Santo

06/12/2018

Os estabelecimentos do Espírito Santo só poderão comercializar e dar aos clientes canudos descartáveis feitos com material biodegradável. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa quarta-feira (5) e já está em vigor.
A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e é de autoria de Luzia Toledo (MDB). De acordo com a deputada, foi a questão ambiental que motivou apresentar a proposta.
“Os modelos tradicionais de canudinhos descartáveis utilizados comumente no mercado consumidor são confeccionados com plástico comum, que demoram em média 100 anos para se degradar no meio ambiente. [O material] nunca se decompõe, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica, desequilibrando toda a cadeia alimentar”, explica a parlamentar.
O texto da lei aprovada prevê a quem infringir a norma terá que pagar multa de R$ 3,6 mil a R$ 16,3 mil.
O governador Paulo Hartung (sem partido) vetou trecho da lei que estabelecia, em caso de reincidência, aplicação em dobro do valor da multa, além de suspensão das atividades do estabelecimento.
O veto parcial será analisado pelo Plenário da Assembleia, após emissão de parecer da Comissão de Justiça da Casa sobre a constitucionalidade da matéria.

Fonte: G1

Novidades

Planta carnívora confirma previsão feita por Darwin há 150 anos; entenda

06/08/2026

Uma pequena planta que cresce em fendas de rochas nas montanhas do Himalaia e do Tibete acaba de gan...

Calor extremo transforma o significado do verão na Europa

06/08/2026

Em uma sexta-feira de junho, Christiane Bielenski, 38, levou seu pai e seus filhos pequenos a uma ár...

El Niño forte pode levar mais 49 milhões de pessoas à fome aguda, diz agência da ONU

06/08/2026

Um forte fenômeno climático El Niño poderia levar quase 49 milhões de pessoas a mais à insegurança a...

Julho é o mês mais quente na França em série histórica iniciada em 1900

06/08/2026

O mês de julho de 2026 foi o mais quente e um dos mais secos já registrados na França desde o início...

Europa reduz poluição em até 59% e melhora qualidade do ar

06/08/2026

A qualidade do ar continua melhorando em toda a Europa, com uma redução significativa nas emissões d...