
10/12/2024
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o ICMBio anunciaram, em evento na manhã desta terça (3), investimentos de R$ 25 milhões anuais pelos próximos 3 anos, num total de R$ 75 milhões, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito no Centro de Visitantes Paineiras, na base do Corcovado, morro que abriga o Cristo Redentor, em evento que contou com a presença de autoridades políticas e religiosas. O dinheiro será pago pelas concessionárias de serviços de transporte do parque.
De acordo com os aditivos assinado pelas empresas, a Trem do Corcovado e a Paineiras-Corcovado, os recursos virão de parte da arrecadação com a venda de ingressos, por meio dos chamados encargos acessórios – repasses extras das concessionárias para ações conjuntas com o ICMBio, divididas em macrotemas. Estão previstas obras de infraestrutura – como o reforço do contraforte, estrutura de vigas que sustenta o Cristo Redentor – e acessibilidade, além de projetos de manejo de espécies exóticas e de pesquisas científicas.
Além disso, também estão previstas a contratação de auxiliar-administrativo e de consultoria financeira independente para o Parque Nacional da Tijuca, que deverá assessorar a unidade na gestão dos contratos de concessão, e a reforma da sala do administrativo do parque.
A matéria na íntegra pode ser lida em O Eco
O mercado regenerativo corre o risco de repetir erros da sustentabilidade?
11/06/2026
Calculadora converte resíduos agroindustriais em créditos de carbono
11/06/2026
Caçador vira presa após cobra reagir a ataque e enforcar gavião em MS; veja cena rara
11/06/2026
12 cenas da floresta Amazônica que você nunca viu
11/06/2026
Lagarto de Fernando de Noronha tem reprodução lenta e pode ficar mais vulnerável
11/06/2026
Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, ganha plano de conservação
11/06/2026
