UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Tradição ou desperdício? 30 milhões de pinheiros vão para o lixo depois do Natal na Alemanha

10/12/2024

Uma tradição do Natal na Alemanha ou um desperdício? Boa parte dos alemães prefere decorar as suas casas com um pinheiro de verdade.
Só para ter uma ideia, todos os anos são comercializados cerca de 30 milhões de árvores. É bem fácil comprar, inclusive. Tem até no supermercado.
O problema vem depois das festas: quase todos esses pinheirinhos vão parar no lixo. E é aí que muitos críticos se questionam se ainda vale a pena manter essa tradição.
Essas árvores geralmente são cultivadas exclusivamente para a venda no Natal, e aí vêm outros problemas: os agrotóxicos usados e as condições de trabalho nessas plantações.
Pensando num Natal mais sustentável, surgiram alternativas: é possível, por exemplo, comprar pinheiros orgânicos ou simplesmente alugar um plantado em vaso. E alguns também são reutilizados como adubo ou como fonte de energia. Outros entram no cardápio dos zoológicos do país depois das festas de fim de ano.
De todo modo, muitos ambientalistas garantem: mesmo assim, o pinheiro de verdade tende a ser mais sustentável que um de plástico. Segundo um estudo do Canadá, um pinheiro de plástico, se produzido e depois descartado em condições corretas, precisaria ser usado por mais de 20 anos para ser mais sustentável.

Fonte: g1

Novidades

O mercado regenerativo corre o risco de repetir erros da sustentabilidade?

11/06/2026

Quando comecei a trabalhar com iniciativas ecológicas, há mais de uma década, a palavra da vez era t...

Calculadora converte resíduos agroindustriais em créditos de carbono

11/06/2026

Cascas de laranja, bagaço de maçã, pó de café, palha de cana-de-açúcar e sementes de açaí. Transform...

Caçador vira presa após cobra reagir a ataque e enforcar gavião em MS; veja cena rara

11/06/2026

Em uma estrada de terra no município de Jateí (MS), o pescador Rafael Gandine foi surpreendido por u...

Lagarto de Fernando de Noronha tem reprodução lenta e pode ficar mais vulnerável

11/06/2026

Quem visita o arquipélago de Fernando de Noronha, situado a cerca de 545 km da costa de Pernambuco, ...

Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, ganha plano de conservação

11/06/2026

Quem se lembra do “Fuleco”? Mascote da Copa do Mundo de 2014, o personagem foi inspirado na espécie ...