
24/04/2025
Frequentemente, artistas ganham os holofotes midiáticos quando anunciam relacionamentos amorosos ou protagonizam polêmicas. A fofoca gera curiosidade, isso é inegável. Mas, alguns se esforçam para que o espaço conquistado seja ocupado por causas nobres. É o caso da banda britânica de rock Coldplay. O comprometimento e ação em prol da sustentabilidade rendeu ao grupo o prêmio “Embaixador dos Artistas pela Terra”.
Concedido pela organização ambiental sem fins lucrativos EARTHDAY.ORG Índia, o prêmio reconhece os diversos esforços do grupo para reduzir as emissões poluentes de seus shows. A turnê global Music of the Spheres estabeleceu marcos notáveis: uma redução de 59% nas emissões diretas de carbono; shows 100% abastecidos por energia renovável; plantio de 9 milhões de árvores — uma para cada espectador —, além da instalação de pistas de dança cinéticas e bicicletas geradoras de energia, permitindo que os fãs literalmente contribuíssem com a geração de energia para cada show.
No Brasil, além das ações mencionadas, a banda estabeleceu parcerias locais em 2023 para dar a destinação ambientalmente correta a mais de cinco toneladas de pilhas utilizadas nas pulseiras luminosas distribuídas nos shows. As pulseiras de LED são uma marca registrada do Coldplay e com a devolução das pulseiras e, consequentemente, das pilhas devolvidos ao final do show foi possível encaminhá-las para a reciclagem para serem transformadas em matérias-primas como sais, óxidos e zinco metálico.
Em 2021, o vocalista Chris Martin fez a promessa de “fazer turnês com responsabilidade ou não fazer turnês”. Veja nesta matéria mais detalhes sobre as ações sustentáveis incorporadas pela banda.
“O compromisso do Coldplay estabeleceu uma referência global, provando que a música e a consciência ambiental podem se unir para inspirar milhões a adotar estilos de vida sustentáveis”, afirma Tom Cosgrove, Diretor de Criação e Conteúdo da EARTHDAY.ORG. “O Coldplay estabeleceu o padrão ouro para a indústria musical”, completa.
O prêmio foi entregue formalmente à banda durante um show em Ahmedabad, na Índia, por Debapriya Dutt, diretora de Projetos para o Sul e Sudeste Asiático da EARTHDAY.ORG. “Este concerto ficará comigo como um poderoso lembrete de que a sustentabilidade é uma escolha diária. Quando a criatividade encontra a consciência, a mudança acontece. Se todos nos comprometermos com pequenas mudanças intencionais, podemos construir um futuro em que não apenas ouvimos músicas sobre esperança — nós as vivemos”, diz Debapriya.
Fonte: CicloVivo

Niterói terá maior área de plantio urbano de frutas do país, diz prefeitura
29/04/2025
Ilha Grande retoma produção industrial de vieiras, ostras e algas com apoio de projetos ambientais
29/04/2025
Saiba quais são as cidades mais arborizadas do Brasil
29/04/2025
Besouros podem construir abrigos para várias espécies
29/04/2025
Ataques de onças contra humanos são considerados raros; saiba como evitá-los
29/04/2025
Fundo de US$ 20 bi pode ser alternativa ao petróleo na Amazônia
29/04/2025