
03/07/2025
A Unesco escolheu a cidade do Rio de Janeiro para sediar a conferência da década do oceano em 2027, promovida pela agência da ONU para a educação, a ciência e a cultura. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) durante uma reunião da assembleia da comissão oceanográfica da entidade em Paris.
A organização do evento será compartilhada com o governo federal, representado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Ainda não há uma data definida.
"O Brasil, uma nação em que o oceano está profundamente enraizado em sua identidade, tem sido uma força motriz em cada etapa da implementação da Década do Oceano, estabelecendo um padrão global para outros países seguirem", disse Vidar Helgesen, secretário executivo da comissão oceanográfica da Unesco.
A ministra Luciana Santos, do MCTI, comemorou a escolha. "Com uma comunidade de ciência oceânica engajada e influente e o envolvimento ativo de vários setores da sociedade, o Brasil está, assim como a estátua do Cristo Redentor, de braços abertos para recebê-los", afirmou.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que a decisão mostra a capacidade da cidade receber grandes eventos internacionais. "O Rio tem uma trajetória marcada por importantes conferências climáticas, desde a Rio92, e continua na vanguarda das discussões sobre sustentabilidade", afirmou, em referência à cúpula de 1992, marco histórico da criação das convenções de clima, biodiversidade e desertificação da ONU.
Conclua esta leitura clicando na Folha de S. Paulo
Rio Ocean Week amplia debate sobre poluição marinha
24/09/2026
Reserva em Minas Gerais reabilita animais silvestres
24/09/2026
Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação
24/09/2026
Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade
24/09/2026
Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño
24/09/2026
China amplia vantagem com energia limpa
24/09/2026
