UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Museu do Amanhã traz curso gratuito “Futuros Regenerativos”

08/07/2025

Estão abertas as inscrições para o curso Futuros Regenerativos, promovido pela Cátedra UNESCO em Bem-Estar Planetário e Antecipação Regenerativa, em parceria com o Museu do Amanhã e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com patrocínio da Porticus, o curso ocorre entre 14 e 18 de julho, no Museu do Amanhã, e visa capacitar participantes na criação de projetos coletivos para futuros mais sustentáveis.
Ministrado pelo professor titular da UFRJ e curador do museu, Fábio Scarano, o curso é voltado para profissionais, acadêmicos e interessados em desenvolver soluções regenerativas para os desafios socioambientais do planeta. O programa combina teoria e prática para explorar temas como: Sustentabilidade e regeneração; Ferramentas de antecipação (previsão, prospectiva e inovação); Ecosofia, utopias e futuros ancestrais; Filosofia aplicada à transformação socioambiental.
“Vivemos um momento em que a capacidade de imaginar e construir futuros regenerativos é essencial. A proposta do curso é justamente fomentar o desenvolvimento de projetos coletivos que promovam mudanças reais, inspiradas em novas referências de sustentabilidade e bem-estar coletivo”, afirma Scarano.

Saiba mais no CicloVivo

Novidades

Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)

07/05/2026

Uma onça-pintada de 72 quilos que era monitorada havia um ano na área urbana de Corumbá, Mato Grosso...

VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz

07/05/2026

Um elefante-marinho foi visto às margens do Rio Piraquê Açu, em Aracruz, no litoral Norte do Espírit...

Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio

07/05/2026

A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, teve a situação de emergência reconhecida pelo governo fe...

Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade

07/05/2026

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) está transforman...

Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos

07/05/2026

O Brasil gera mais de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano. É uma quantida...