
24/07/2025
O biólogo e coordenador-técnico de Conservação e Pesquisa do Projeto Tamar em Sergipe, Fábio Lira, classificou como um momento único a localização de tubarão da espécie ‘Boca Grande’ em Sergipe. O animal de pouco mais de quatro metros foi encontrado morto, no dia 5 de julho, na Praia da Costa no município da Barra dos Coqueiros.
“É quase impossível encontrar um animal desses. No Brasil, foram registrados quatro encalhes e no Nordeste esse foi o segundo, o primeiro foi no Piauí. Em todo o mundo, foram encontrados 274 tubarões", explicou.
Segundo ele, a espécie Megachasma pelagios pode chegar a cinco metros de comprimento e pesar até uma tonelada. Se alimenta de pequenos animais, como camarões e habita águas profundas, sendo rara a proximidade com a costa.
Após ser resgatado, o tubarão foi levado para o Projeto Tamar, em Aracaju, onde permanece em conservação e deverá ser exposto ao público assim que uma estrutura adequada estiver pronta.
O especialista também informou que exames realizados após a coleta do animal podem contribuir para a conclusão do que levou a morte do tubarão, que não apresentava sinais de ferimentos por redes.
Fonte: g1
Quantidade de rios da mata atlântica com água boa cai, mostra novo levantamento
24/03/2026
Essa banda brasileira só toca se você pedalar
24/03/2026
´Extinção silenciosa´ de presas pode levar onça-pintada a desaparecer da Mata Atlântica, aponta estudo
24/03/2026
Telhas podem ajudar a neutralizar emissões de CO2
24/03/2026
40% dos resíduos que vão para cooperativas não são reciclados
24/03/2026
Como é o Santuário de Elefantes Brasil, em Mato Grosso
24/03/2026
