UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Vídeo: Baleia surpreende salva-vidas durante resgate de pescador que se afogava na Praia de Itacoatiara, em Niterói

24/07/2025

Um momento inusitado chamou a atenção de banhistas durante um resgate na Praia de Itacoatiara, em Niterói. Enquanto o salva-vidas do Corpo de Bombeiros se aproximava para socorrer um pescador que escorregou no costão e caiu no mar, uma baleia passava ao lado da área de resgate, surpreendendo quem estava no mar e na areia.
O momento foi registrado na última segunda-feira (21), por volta das 11h30, quando o Cabo Silva, que estava no posto, entrou no mar para o resgate. Antes dele, um surfista que estava no local nadou até o pescador e o amparou, enquanto aguardava a aproximação do profissional. Neste momento, é possível ver o animal passando ao lado do trio. Alguns metros mais à frente, a baleia ainda exibe a sua cauda e segue para águas mais profundas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o guarda-vidas utilizou ainda uma moto aquática para o resgate e levou o pescador até a areia, onde ele foi liberado, sem necessidade de atendimento médico.
Em nota, a corporação reforçou que, embora esses animais marinhos despertem admiração, é fundamental manter uma distância segura. As baleias são animais selvagens e podem reagir de forma imprevisível, representando risco de lesões, mesmo sem intenção, frisa o texto. Também existe a possibilidade de transmissão de patógenos e de parasitas por contato próximo.
Outra alerta habitual do Corpo de Bombeiros é quanto aos perigos de se pescar em áreas próximas a pedras, especialmente durante períodos de ressaca ou ondas fortes. A recomendação é evitar essas áreas, onde há risco de quedas e acidentes devido às ondas. A corporação acrescenta que é fundamental usar colete salva-vidas e manter a calma em caso de queda na água, buscando apoio em objetos flutuantes e sinalizando por socorro.

Fonte: O Globo

Novidades

Quantidade de rios da mata atlântica com água boa cai, mostra novo levantamento

24/03/2026

O número de rios da mata atlântica com água de qualidade boa em 2025 caiu em relação ao ano anterior...

´Extinção silenciosa´ de presas pode levar onça-pintada a desaparecer da Mata Atlântica, aponta estudo

24/03/2026

Uma pesquisa conduzida por pesquisadores brasileiros apontou a relação entre a baixa disponbilidade ...

40% dos resíduos que vão para cooperativas não são reciclados

24/03/2026

O Brasil gera anualmente mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos. No entanto, um abismo ...

Como é o Santuário de Elefantes Brasil, em Mato Grosso

24/03/2026

Longe de qualquer multidão de visitantes, as elefantas Maia, Guillermina e Bambi se aproximam da cer...