UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Como ciclone extratropical pode ter causado onda de 15 metros, a maior já surfada no Brasil

14/08/2025

A Laje da Jagua, conhecida como a Nazaré Brasileira, localizada em Jaguaruna (SC), pode bater o próprio recorde de maior onda surfada do Brasil, que atualmente está em 14 metros, segundo a Big Waves Brasil (BWB).
Duas ondas pegas em 30 de julho, durante a passagem de um ciclone extratropical na costa brasileira, estão na disputa e podem ter passado de 15 metros, explicou Thiago Jacaré, idealizador da BWB e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf)
🌀 Marco Polo e o ex-BBB Lucas Chumbo, os dois surfistas que concorrem, se deslocaram até a Laje da Jagua ao saber da previsão de ondas gigantes, que era divulgada inclusive por órgãos que monitoram as condições de tempo no estado, como Epagri/Ciram e Defesa Civil, por causa do ciclone.
Essa ondulação, conhecida no surfe como swell, ocorre quando há tempestades no meio do oceano.
Quem analisa a possível quebra de recorde é o oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, a pedido da BWB. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias.

"Ao longo de mais de duas décadas, desenvolvi técnicas próprias para medição, qualificação e análise da quebra de ondas, sempre com rigor científico. Além disso, por também ser surfista e ex-competidor, consegui unir a vivência prática no mar à precisão acadêmica", comentou Nemes.

Em 2022, a pedido de Jacaré e da prefeitura de Jaguaruna, o oceanógrafo reuniu mais de 300 registros da Laje da Jaguaruna para um estudo minucioso. A análise, segundo ele, comprovou que no local estão as maiores ondas já surfadas no país.
Ainda não há uma atuação da CBSurf voltada especificamente para o levantamento das maiores ondas no país. "Esse vácuo técnico e científico é justamente onde entra o meu trabalho. Hoje, provavelmente detenho o maior acervo científico de ondas surfadas e medidas ao longo da costa brasileira", comenta.
O projeto de lei 1960/2022, que tramita Câmara de Deputados, inclusive, busca reconhecer Jaguaruna como a "Capital Nacional da Maior Onda do Brasil".
📍 Localizada a 5,3 km da costa de Jaguaruna e descoberta por surfistas em 2003, a Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina com cerca de dois quilômetros de extensão.
Essa característica geográfica faz com que as ondas aumentem de tamanho ao se aproximarem da costa. Segundo Argeu Vanz, oceanógrafo da Epagri/Ciram, algo parecido acontece também em Nazaré, em Portugal, conhecida por suas ondas gigantescas.
Mas o ciclone extratropical que atingiu a costa de Santa Catarina no final de julho pode ter aumentado, ainda mais, a altura das ondas, de acordo com ele.
"As ondas são provocadas por vento, então, se o ciclone produz bastante vento, é possível que se produza ondas grandes", comenta.

Fonte: g1

Novidades

Mês de março presenteia a natureza com ´explosão´ de várias espécies de borboletas

19/03/2026

Onde quer que estejam, elas não passam despercebidas. As borboletas podem ser vistas o ano todo, mas...

Água do rio Tietê fica verde em trecho de 100 km no interior paulista

19/03/2026

A água do rio Tietê ficou verde nos últimos dias numa faixa de cerca de cem quilômetros em município...

COP15: por que Campo Grande foi escolhida para sediar encontro global sobre espécies migratórias

19/03/2026

Campo Grande vai receber entre os dias 23 e 29 de março a 15ª Conferência das Partes da Convenção so...

Piranha-preta: entenda comportamento da espécie após captura de peixe ´gigante´ no AM

19/03/2026

A captura de uma piranha-preta de cerca de 40 centímetros no Lago do Miriti, em Manacapuru, no inter...

Resgate de animais silvestres ajuda a salvar a biodiversidade

19/03/2026

Animais silvestres resgatados, seja do tráfico ilegal, vítimas de maus-tratos ou de entregas voluntá...