UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Belém recebe primeiro sistema público de compostagem

19/08/2025

Belém, capital do Pará ganha sua primeira unidade pública de compostagem de resíduos orgânicos. A instalação será concluída antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro, e permanecerá como legado para a capital paraense e referência para a Região Norte.
Com tecnologia mecanizada, a unidade de compostagem vai usar um tambor rotativo com capacidade para processar até 180 toneladas de resíduos orgânicos por mês, incluindo restos de comida, de restos de poda e folhas. O objetivo é fortalecer a reciclagem de resíduos orgânicos e consolidar a compostagem como uma solução contínua para a cidade de Belém, tendo em vista a necessidade de mais políticas públicas e incentivos voltados à gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU).
Articulada com políticas públicas e parcerias locais, a unidade será capaz de desviar os resíduos orgânicos do aterro, evitando emissões de gases de estufa (GEEs), além de promover a transição justa no setor, através da geração de renda e inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis no sistema.
A instalação é uma iniciativa do Instituto Pólis, com o apoio do Global Methane Hub (GMH), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (SEZEL), por meio da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva.
“A compostagem realizada com catadores representa uma oportunidade estratégica para ampliar a reciclagem de resíduos orgânicos no Brasil, especialmente considerando que cerca de 90% da reciclagem de resíduos secos já é conduzida pelo trabalho dos catadores e catadoras. Ao integrá-los nesse processo, é possível promover uma transição justa na gestão de resíduos, com benefícios socioambientais relevantes”, explica Victor Argentino, coordenador de projetos da equipe de resíduos sólidos do Instituto Pólis.
O sistema começará a ser instalado em meados de outubro e a unidade contará com apoio técnico e capacitação continuada do Instituto Pólis, visando estimular a criação de novas estruturas semelhantes e consolidar políticas públicas para a gestão adequada dos resíduos orgânicos em Belém. O composto produzido será destinado principalmente à agricultura familiar, fechando o ciclo do aproveitamento de resíduos.
“Hoje, mais de 50% do que Belém envia ao aterro são resíduos compostáveis e orgânicos – a cidade ainda não possui cobertura pública para esse tipo de processamento. Nosso pátio de compostagem, implantado inicialmente para atender à COP 30, será um marco histórico para nossa cidade, que terá capacidade de processar 15 toneladas por dia com maquinário específico que acelera o ciclo, em parceria com o Instituto Pólis. Esse é um passo concreto no trabalho da SEINP de buscar alternativas para ampliar a taxa de desvio de resíduos do aterro e avançar na gestão sustentável dos resíduos sólidos, e na inclusão socioprodutiva das cooperativas de catadores de Belém”, afirma Pamela Massoud, Secretária Executiva de Inclusão Produtiva (SEZEL).
Além de atender à demanda da COP30, que deverá gerar cerca de 5 toneladas diárias de resíduos orgânicos durante 12 dias de evento, a iniciativa busca integrar cooperativas de catadores, agricultores familiares e projetos locais já existentes, como Composta Belém, Compostagem na Real e Usinas da Paz.

Saiba mais no CicloVivo

Novidades

Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)

07/05/2026

Uma onça-pintada de 72 quilos que era monitorada havia um ano na área urbana de Corumbá, Mato Grosso...

VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz

07/05/2026

Um elefante-marinho foi visto às margens do Rio Piraquê Açu, em Aracruz, no litoral Norte do Espírit...

Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio

07/05/2026

A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, teve a situação de emergência reconhecida pelo governo fe...

Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade

07/05/2026

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) está transforman...

Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos

07/05/2026

O Brasil gera mais de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano. É uma quantida...