UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Municípios do Pará recebem equipamentos para reforçar o combate a desmatamento e incêndios

09/09/2025

Municípios paraenses receberam, nesta segunda-feira (8), equipamentos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para reforçar o controle do desmatamento e o combate a incêndios.
São 27 ao todo e entre eles estão alguns dos que mais desmatam como Altamira, Senador José Porfírio, Anapu, Pacajá, na região da Transamazônica, e Portel, na Ilha do Marajó.
O apoio inclui softwares, equipamentos de georreferenciamento, drones, motocicletas, embarcações e veículos utilitários, com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional local e aprimorar o monitoramento, prevenção e controle do desmatamento e da degradação florestal.
Os municípios contemplados estão entre os prioritários para o controle do desmatamento na Amazônia e aderiram ao Programa União com Municípios. Além dos equipamentos, receberão apoio financeiro e outras ações, como a instalação de Escritórios de Governança e Monitoramento do Desmatamento nas prefeituras.
A entrega dos maquinários foi realizada no Centro de Eventos Vilmar Soa, no bairro Sudam II, em Altamira, com a presença de representantes do MMA e das prefeituras beneficiadas.
A ação integra o Programa União com Municípios (UcM), coordenado pela Secretaria Nacional de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, em parceria com o Projeto Floresta+ Amazônia.
O Floresta+ Amazônia é uma iniciativa de cooperação internacional do governo brasileiro, coordenada pelo MMA em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF).
O projeto visa fortalecer a conservação da Amazônia por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e de incentivos a soluções sustentáveis que conciliam biodiversidade e desenvolvimento local. O Funbio e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) também apoiam a iniciativa.
Cada município contará com cerca de R$ 700 mil para estruturar os escritórios de governança. Equipes e servidores municipais também terão acesso a cursos de capacitação.

“A entrega desses equipamentos é mais um passo concreto do Governo Federal para apoiar os municípios amazônicos que estão na linha de frente do combate ao desmatamento e às queimadas. O Programa União com Municípios é um esforço de integração e fortalecimento das gestões locais, garantindo condições para que as prefeituras tenham estrutura e capacidade técnica para monitorar, planejar e agir em seus territórios. Com a instalação dos escritórios de governança, estamos aproximando as políticas públicas do dia a dia da gestão municipal, promovendo soluções que unem desenvolvimento sustentável e conservação da floresta”, destacou o diretor de Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, Marcelo Trevisan.

Segundo Marcelo Ling, assessor técnico do Projeto Floresta+ Amazônia pelo PNUD, o projeto tem trabalhado para que municípios, comunidades e governos locais disponham de instrumentos efetivos para enfrentar os desafios da conservação ambiental.
“Essa parceria com o MMA, no âmbito do Programa União com Municípios, representa a soma de esforços para garantir que agricultores familiares, povos indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais estejam inseridos em uma estratégia que valoriza seus territórios e fortalece o papel das prefeituras no controle do desmatamento. Com isso, estamos contribuindo para que o Brasil avance no cumprimento de suas metas climáticas e para que a Amazônia siga viva e produtiva para as próximas gerações”, destacou Ling.
O Programa União com Municípios (UcM) é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, que visa fortalecer a atuação das prefeituras amazônicas no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas. Ao estruturar escritórios de governança municipal e oferecer apoio técnico, financeiro e equipamentos, o UcM aproxima a política ambiental federal da gestão local, ampliando a capacidade de resposta e planejamento nos territórios mais pressionados pela degradação florestal.

Veja a lista dos municípios contemplado no g1

Novidades

Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)

07/05/2026

Uma onça-pintada de 72 quilos que era monitorada havia um ano na área urbana de Corumbá, Mato Grosso...

VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz

07/05/2026

Um elefante-marinho foi visto às margens do Rio Piraquê Açu, em Aracruz, no litoral Norte do Espírit...

Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio

07/05/2026

A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, teve a situação de emergência reconhecida pelo governo fe...

Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade

07/05/2026

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) está transforman...

Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos

07/05/2026

O Brasil gera mais de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano. É uma quantida...