
09/10/2025
Imagine-se no 13o andar de um prédio. É mais ou menos esta a altura de um jequitibá-rosa presente no Parque Estadual da Pedra Branca, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. É mais alto que o famoso Cristo Redentor no morro do Corcovado. Para além de seus imponentes 40 metros de altura e 7 metros de circunferência, chama a atenção o fato de que a árvore tenha cerca de 500 anos.
O registro foi feito pelos biólogos Monique Medeiros Gabriel e Jaílton Costa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Mata Atlântica). Segundo explicam os pesquisadores, o jequitibá-rosa está localizado a apenas um quilômetro no interior da mata, mas o difícil acesso ao local pode explicar a preservação da árvore.
“O jequitibá-rosa está localizado na área do Parque Estadual da Pedra Branca. Sua conservação é atribuída ao acesso restrito por meio do Sítio Jequitibá-Rosa, propriedade particular mantida por Carlos Sergio Raposo, que também preserva outros exemplares da espécie. O local abriga um importante remanescente da Floresta da Pedra Branca, com grande diversidade de plantas e árvores de grande porte”, detalham Monique e Jaílton. A Floresta da Pedra Branca é o maior remanescente de Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro.
A mais alta árvore da espécie jequitibá-rosa já catalogada no Brasil possui 65 metros de altura e está na Reserva Biológica da Mata Escura, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A área é gerida pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A espécie foi descoberta durante uma expedição de monitoramento de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus).
Conclua esta leitura clicando no CicloVivo
Mês de março presenteia a natureza com ´explosão´ de várias espécies de borboletas
19/03/2026
Água do rio Tietê fica verde em trecho de 100 km no interior paulista
19/03/2026
COP15: por que Campo Grande foi escolhida para sediar encontro global sobre espécies migratórias
19/03/2026
Piranha-preta: entenda comportamento da espécie após captura de peixe ´gigante´ no AM
19/03/2026
Resgate de animais silvestres ajuda a salvar a biodiversidade
19/03/2026
Buscas por energia solar crescem 52% entre brasileiros
19/03/2026
