
13/11/2025
Pelo calendário, o colorido das sapucaias já estava mesmo atrasado. Comuns no início da primavera, ali pelos meses de setembro e outubro, as folhas cor-de-rosa dessa árvore brasileira começaram a brotar apenas este mês. E têm ajudado a mudar a paisagem de lugares como a Quinta da Boa Vista e o Jardim Botânico.
A causa de as cores da sapucaia terem demorado a surgir na cidade pode ser atribuída às mudanças climáticas e, em especial, à influência da La Niña, fenômeno que faz com que as águas do Oceano Pacífico fiquem mais frias e que, no caso do Rio de Janeiro, tem deixando as temperaturas muito mais amenas a pouco mais de um mês da chegada do verão (21 de dezembro).
— As sapucaias costumam florescer quando as temperaturas passam de 28°C. Como as temperaturas médias estão mais amenas, isso retardou o nascimento de galhos e das folhas — explica o botânico Marcus Alberto Nadruz Coelho, coordenador das Coleções Vivas do Jardim Botânico do Rio.
Na Quinta da Boa Vista, a aleia de sapucaias que dá acesso ao palácio que abriga o Museu Nacional teve a influência de Dom Pedro II. Contratado pelo imperador para reformar o espaço, o paisagista francês Auguste François-Marie Glaziou pensou inicialmente em um caminho sinuoso, mas Dom Pedro II não concordou. Por fim, Glaziou acabou optando por uma alameda reta, margeada por sapucaias.
O local, que foi residência dos imperadores do Brasil de 1822 a 1889, depois da remodelação feita por Glaziou ganhou também outras ornamentações, como lagos, cascatas, grutas e rocalhas artificiais.
Conclua a leitura desta reportagem clicando no Extra
Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema
29/01/2026
Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão
29/01/2026
Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico
29/01/2026
Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde
29/01/2026
Pólen quadruplica impacto ambiental em 2025
29/01/2026
Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor
29/01/2026
