
04/12/2025
Um telescópio no Chile capturou uma nova e impressionante imagem de uma majestosa e graciosa borboleta cósmica.
O NoirLab da Fundação Nacional de Ciência divulgou a imagem na quarta-feira (27).
Fotografada no mês passado pelo telescópio Gemini Sul, a Nebulosa Borboleta, cujo nome é bastante apropriado, está localizada a uma distância de 2.500 a 3.800 anos-luz na constelação de Escorpião. Um ano-luz equivale a 6 trilhões de milhas.
No centro desta nebulosa bipolar encontra-se uma estrela anã branca que, há muito tempo, expeliu suas camadas externas de gás. O gás expelido forma as asas semelhantes a asas de borboleta que se projetam da estrela envelhecida, cujo calor faz com que o gás brilhe.
Estudantes chilenos escolheram este objeto astronômico para celebrar os 25 anos de operação do Observatório Internacional Gemini.
Fonte: g1
Praia no inverno? Temporada de baleias no litoral de SP
07/05/2026
Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)
07/05/2026
VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz
07/05/2026
Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio
07/05/2026
Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade
07/05/2026
Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos
07/05/2026
