
22/01/2026
Presentes em praticamente todos os produtos de consumo, as embalagens plásticas têm vida útil curta, mas permanecem no meio ambiente por centenas de anos, poluindo solos, rios e oceanos. Nos itens de higiene pessoal, o descarte é constante, já que produtos usados em poucas semanas ou meses se acumulam rapidamente. Pensando nisso, a empresa britânica Make Waves desenvolveu um sistema recarregável de antitranspirante e desodorante. A embalagem com refil é projetada para reduzir significativamente o desperdício de plástico descartável.
O aplicador inovador possui um mecanismo de recarga oculto, desenvolvido em colaboração com ex-engenheiros da Dyson, garantindo facilidade de uso. Para substituir uma cápsula, o consumidor gira a base do aplicador em 90 graus, aperta e remove a cápsula antiga, insere a nova até que se encaixe firmemente, e recoloca a tampa. Cada uma rende de quatro a oito semanas de uso, dependendo da frequência de aplicação.
Cada refil é fabricado localmente. Aliás, toda a cadeia de suprimentos é inteiramente baseada no Reino Unido, o que inclui os aplicadores, os refis, os desodorantes, as embalagens e encartes. Isso garante menor emissão de carbono e maior controle de qualidade. Todo o processo ainda é feito com energia solar.
Embora o papelão possa ser uma alternativa ecológica, sua produção geralmente ocorre fora do Reino Unido, em locais que usam energia não renovável, e exige alto consumo de água e energia. Isso aumenta a pegada de carbono e diminui os benefícios ambientais, tornando-o uma opção menos eficiente do que aparenta, segundo a companhia. Por isso, a opção foi pelas cápsulas de refil feitas de plástico 100% reciclado, totalmente recicláveis no Reino Unido. Tal escolha permite reaproveitar materiais existentes, fechando o ciclo do plástico e reduzindo o desperdício.
“Existe uma abundância de plástico no mundo hoje em dia que, se não for reutilizada e mantida dentro de um ciclo de reciclagem, acabará em aterros sanitários ou, pior, no oceano”, afirma a Make Waves. Como tudo é feito com plástico reciclado, os consumidores podem descartar as embalagens vazias na coleta seletiva doméstica.
O sistema Make Waves oferece duas opções: um desodorante natural e um antitranspirante. O desodorante natural atua no controle de odores sem interferir na transpiração. O antitranspirante contém cloridrato de alumínio, que atua nas glândulas sudoríparas para reduzir a produção de suor. Cada cliente pode escolher a opção que se adequa à sua rotina, mantendo o uso do sistema recarregável. Todos os produtos são veganos e livres de crueldade animal. A empresa lista todos os ingredientes de ambas composições em seu site.
Apesar de parecer uma ideia distante da realidade, a Dove, que pertence à gigante Unilever, lançou uma embalagem recarregável de desodorante nos Estados Unidos em 2021. Não se sabe se a estratégia foi mantida ou expandida, mas o caso mostra que, mesmo para grandes empresas, é possível implementar soluções recarregáveis com refil no mercado de higiene pessoal.
Fonte: CicloVivo
Food To Save premia marcas que mais salvaram alimentos em 2025
22/01/2026
Trump acelera ´corrida do ouro´ por mineração do fundo do mar em águas internacionais
22/01/2026
Antigo armazém de lã é transformado em centro comunitário
22/01/2026
Por que a Groenlândia é importante para um mundo em aquecimento
22/01/2026
Empresa cria desodorante recarregável com plástico reciclado
22/01/2026
Pinguins antecipam temporada de reprodução à medida que a Antártida aquece, aponta estudo
22/01/2026
