
05/05/2008
Médico é considerado o maior especialista da América Latina no assunto.
Educar a população, principalmente as crianças nas escolas, melhorar o abastecimento de água e saneamento básicos foram as principais medidas adotadas para conter a grave epidemia de dengue hemorrágica ocorrida em Cuba há 27 anos, segundo o médico cubano Eric Martínez Torres.
A doença preocupa autoridades no estado do Rio. Segundo os últimos balanços divulgados pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, o número de mortes por dengue já chega a 58 e 95, respectivamente.
Considerado o maior especialista em dengue da América Latina, o médico está no Rio participando do simpósio "Dengue no município do Rio de Janeiro", organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do BNDES, no Centro do Rio. "Acabei de chegar ao Rio, por isso, não posso falar da dengue aqui. Mas venho trazendo a experiência de Cuba no combate à epidemia. Hoje, a doença é endêmica em vários países. Só não há dengue no Uruguais e no Chile continental. Não é possível acabar com o mosquito, mas é possível tomar medidas que eviterm uma epidemia", disse o médico cubano.
Eric Martínez Torres, que escreveu um livro sobre dengue editado no Brasil em 2005, fará uma palestra prevista para começar às 11h, sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Leia a matéria completa aqui.
Gavião-pombo-pequeno é fotografado no Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá
27/08/2026
ONU premia rede brasileira voltada à conservação do cerrado
27/08/2026
´Veado preto´ é registrado pela primeira vez no Pantanal; entenda mutação rara
27/08/2026
Projeto coleta mais de 30 toneladas de vidro nos Lençóis Maranhenses
27/08/2026
O clima é global, mas o risco tem endereço
27/08/2026
Crocodilos-do-nilo nascem na França devido às sucessivas ondas de calor
27/08/2026
