UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mata atlântica tem pequena redução no desmatamento e perdas por desastres climáticos

15/05/2025

A mata atlântica apresentou redução no desmatamento em 2024, seguindo a tendência de queda dos últimos anos. Contudo, para ambientalistas, os resultados positivos ainda são tímidos e apresentam uma preocupação diante dos efeitos das mudanças climáticas.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (12) pela Fundação SOS Mata Atlântica e se baseiam em dois levantamentos: o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, realizado pela organização em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e o SAD (Sistema de Alertas de Desmatamento), da rede colaborativa MapBiomas.
Realizado desde 1989, o Atlas detecta áreas superiores a três hectares de florestas maduras, que correspondem a 12% do bioma original. Por esse critério, o desmatamento caiu 2% —de 14.697 hectares em 2023 para 14.366 em 2024.
Já o SAD tem uma abrangência mais ampla, sendo capaz de detectar desmatamentos a partir de 0,3 hectare em florestas em diversos estágios de recuperação, que ocupam 24% da área total do bioma. Por essa metodologia, foram 71.109 hectares desmatados em 2024 frente a 82.531 hectares do ano anterior, ou seja, uma queda de 14%.
Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica, afirma que a maior parte do desmatamento ocorre em áreas privadas, em fazendas. Segundo ele, é urgente ampliar o foco da proteção ambiental, inclusive em unidades de conservação.

A matéria na íntegra pode ser lida na Folha de S. Paulo

Novidades

Bolsas ecológicas ajudam animais abandonados na Zona Oeste

12/05/2026

No quintal de uma casa no conjunto Dom Jaime Câmara, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, sacos de ração ...

Essenciais e ameaçados: fruto de oito anos de pesquisa, livro sobre manguezais cariocas revela curiosidades e faz alerta

12/05/2026

Quem olha hoje custa a crer que, muito antes das avenidas largas e construções imponentes, a região ...

Projeto de “vagas verdes” para São Paulo é aprovado

12/05/2026

No final de abril, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou dois projetos de lei com foco no combate ...

Crea-SP traz soluções naturais para cidades mais resilientes

12/05/2026

Jardins de chuva, telhados verdes, pavimentos permeáveis e recuperação de manguezais estão entre as ...

Justiça condena Suzano a pagar R$ 16 milhões por danos ambientais no Vale do Paraíba

12/05/2026

A Justiça de São Paulo condenou a Suzano, maior produtora mundial de celulose, por danos ambientais ...